CARLOSSIMAS
DESIGN E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Design para conservação
No começo dos anos 80, buscando alternativas para nossa família, conhecemos uma área de florestas na serra da Mantiqueira. Naquele recanto natural construimos nossa casa/atelier.
Em 1999 transformamos esse raro remanescente de Mata Atlântica em RPPN, garantindo produção de água, retenção de carbono, purificação do ar e multiplicação de espécies da sua biodiversidade.
Nos períodos que moramos na reserva, me dediquei a buscar soluções para gerar valores sustentáveis em uma floresta isolada e intocada. Dos estudos na ESDI vieram os caminhos do design para conservação.
Padronagens para tecidos, que coloriram a moda praia carioca nos anos 80, mantiveram a constante inspiração na riqueza visual daquelas matas. Hoje as imagens da floresta são colhidas e processadas com novos recursos técnicos num projeto ambiental consolidado na RPPN, a “Fazenda Produtora ... de Imagens”.
Ainda moravamos na praia, quando fui desafiado a desvendar a solução de alguns quebra-cabeças chineses de madeira que estavam misturados. Os pequenos jogos de encaixe (interlocking puzzles) me envolveram e me abriram um caminho prazeiroso para o design em madeira. Apliquei os sistemas que aprendi em novos jogos e desenvolvi sistemas inéditos, aprimorando gradualmente esse conhecimento.
Morando nas montanhas, sem energia elétrica e distante dos centros urbanos, as conexões de madeira se mostaram um caminho bastante interessante tanto para o desenvolvimento de jogos de entretenimento quanto para concepção de produtos que gerassem conforto a moradores do campo. E foi aí que, recorrendo a uma matéria prima disponível na região (madeira usada), e considerando os limites de uma produção artesanal, fiz os primeiros ensaios em mobiliário de encaixes. O pequeno e tradicional banquinho da roça foi o ponto de partida e inspiração para as primeiras peças.
Em 2009, num oportuno encontro, Sergio Rodrigues me instigou a me dedicar mais ao design de móveis de encaixe. Segui o conselho e a partir daí desenvolvi uma série de peças, entre bancos, cadeiras, mesas e poltronas, já visando a produção em série.
Hoje produzo meus móveis, todos com reaproveitamento de madeiras usadas, em uma pequena oficina de design, a Eco-Lógica, que fabrica os protótipos e as primeiras peças. Pequenas produções em série são iniciadas em outra marcenaria e finalizadas na oficina. Também vendo licenciamento para fabricação industrial e realizo pedidos especiais, tanto em design de produtos quanto de superfície.